segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que é Bulling?

O termo Bulling é de origem inglesa utilizado para descrever todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, sejam elas físicas ou psicológicas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.


O Bulling é um problema mundial, encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de Bulling entre seus alunos, ou desconhecem ou se negam a enfrentar o problema.


A pesquisa mais extensa sobre bulling, foi realizada na Grã Bretanha, registrou que cerca de 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido Bulling, pelo menos, uma vez por semana.


O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5ª a 8ª séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bulling, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bulling.


Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bulling, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o Bulling também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Um comentário: