segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Quais são os locais onde geralmente ocorrem os ataques bulling?
São vários os locais onde ocorrem os ataques: pátios de recreio, playground, banheiros, corredores, salas de aula, bibliotecas, quadras esportivas, salas de informática, laboratórios e imediações das escolas. Também ocorrem em outros locais fora da escola, mas de convivência comum aos alunos, como condomínios, cibers, shoppings e outros locais onde se reúnem. Na maioria dos países, constatou-se que o pátio de recreio é o lugar de maior incidência dos ataques bulling. Entretanto, no Brasil, as pesquisas apontam para a sala de aula. Isso se justifica pelo fato de ser tema novo de discussão no meio educacional brasileiro, motivo pelo qual a maioria dos professores desconhece a relevância do fenômeno e não sabe como agir ao se deparar com a questão. Muitos agem de acordo com suas próprias experiências e acreditam ser o bulling necessário para o amadurecimento dos indivíduos. Outros não dão importância por acreditarem que são “brincadeiras próprias da idade”, sem maiores conseqüências. Há ainda aqueles que pensam que os próprios alunos devem resolver seus problemas, sem intromissão dos adultos. Porém, todo o professor treinado ou não para lidar com o bulling, é capaz de observar as relações interpessoais e perceber os sinais que são emitidos por aqueles que se sentem incomodados ou vitimizados.
O que diferencia o bulling de outros tipos de violência?
A principal diferença é a propriedade de causar traumas irreparáveis os psiquismo das vítimas, comprometendo sua saúde física e mental e seu desenvolvimento socioeducacional. Ao contrário de outras ações violentas, ocasionais e reativas, o bulling é caracterizado por ações deliberadas e repetitivas, pelo desequilíbrio de poder e pela sutileza com que ocorre, sem que os adultos percebam ou permitindo que estes finjam não perceber. O bulling é uma forma de violência que resulta em sérios prejuízos, não apenas ao ambiente escolar, mas a toda a sociedade, pelas atitudes de seus membros. As relações desestruturadas por meio de condutas abusivas e intimidatórias incidem na formação de valores e do caráter, o que refletirá na vida do indivíduo, no campo pessoal, profissional, familiar e social. O bulling está diretamente relacionado à formação de gangues, ao uso de drogas e armas, à violência doméstica e sexual, aos crimes contra o patrimônio e, conseqüentemente, às necessidades de investimentos governamentais para atender à demanda da Justiça, dos programas sociais e da saúde
Consequências do bullying
Devido à enorme pressão a que o bullying sujeita o indivíduo, este torna-se frágil. Uma vez fragilizada, a vítima apresenta dificuldades de comunicação com os outros, o que influencia negativamente a sua capacidade de desenvolvimento em termos sociais, profissionais e emocionais. A incompreensão é algo que as vítimas sentem habitualmente por parte dos outros.
Princiais consequências:
-baixa auto-estima,
-medo,
-angústia,
-falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma
-ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal
-ataques de pânico sem motivo,
-suicídio.
Princiais consequências:
-baixa auto-estima,
-medo,
-angústia,
-falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma
-ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal
-ataques de pânico sem motivo,
-suicídio.
Tipos de Bulling :
A vítima dificilmente recebe apenas um tipo de maus-tratos. Normalmente os comportamentos desrespeitosos costumam vir em "bando". Essa versatilidade de atitudes maldosas contribui não somente para a exclusão da vítima, como também para muitos casos de evasão escolar, e pode se expressar das mais variadas formas:
Chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro (“gordo”, “caixa de óculos”,…)
Exemplos: Insultar Ofender Xingar
Fazer gozações
Fazer gozações
Colocar apelidos
Fazer piadas ofensivas
Físico:
Puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violência física .
Emocional:
Excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar.
Racista:
Cyberbullying:
Utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a magoar.O que é Bulling?
O termo Bulling é de origem inglesa utilizado para descrever todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, sejam elas físicas ou psicológicas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
O Bulling é um problema mundial, encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de Bulling entre seus alunos, ou desconhecem ou se negam a enfrentar o problema.
A pesquisa mais extensa sobre bulling, foi realizada na Grã Bretanha, registrou que cerca de 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido Bulling, pelo menos, uma vez por semana.
O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5ª a 8ª séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bulling, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bulling.
Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bulling, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o Bulling também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.
O Bulling é um problema mundial, encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de Bulling entre seus alunos, ou desconhecem ou se negam a enfrentar o problema.
A pesquisa mais extensa sobre bulling, foi realizada na Grã Bretanha, registrou que cerca de 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido Bulling, pelo menos, uma vez por semana.
O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5ª a 8ª séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bulling, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bulling.
Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bulling, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o Bulling também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.
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